sexta-feira, outubro 16, 2009

Parceiro confiável?

O PT trabalha incansavelmente para trazer o PMDB ao seu lado na candidatura Dilma Roussef. Entretanto, é preciso avaliar o quanto vale a parceria do PMDB como companheiro de chapa.

Argumentos a favor não faltam. Maior tempo de televisão durante a campanha, presença em uma infinidade de municípios Brasil afora, sem contar os apoios dos caciques que direcionam votos em seus estados. Mas existem também fatores negativos que devem ser levados em conta.

O PMDB fará parte do próximo governo, não importa quem vença a disputa presidencial e seus caciques estão cientes disto. Tanto Serra quanto Dilma, ou até Ciro, precisarão compor com o partido para fazer maioria no Congresso.

O PMDB é um partdo muito grande e heterogêneo e aquilo que pode ser seu maior atrativo, pode também transformar-se em grande pesadelo em uma campanha. Levar o PMDB unido para uma disputa nacional é tarefa impossível. Se o PMDB compor com Dilma, vários caciques já anunciaram que romperão o acordo para apoiar o PSDB de Serra. Se a candidatura Dilma der sinais de desgaste já na largada ou pouco depois disso, corre o risco de ser "cristianizada" pelos novos companheiros, coisa que o PMDB sabe muito bem como fazer.

Em suma, em 2002 o PSDB apostou suas fichas na mesma composição que o PT tenta hoje. Deu no que deu. É hora de PT abrir o olho e avaliar muito bem a aliança que está para ser sacrementada, pois o PMDB sabe que com Dilma ou sem Dilma, em 2011 seu naco de poder já está garantido, seja quem for o vencedor da corrida ao Planalto. Existem outros fatores em jogo? Sem dúvida, mas tudo deve ser minuciosamente avaliado.

Um comentário:

Renato disse...

Uma máquina estatal gigante como o PT está construindo (ajudado pelo aumento de tributação que começou no governo anterior) é tudo o que o PDMB quer, afinal são mais indicações para estatais, cargos comissionados etc. É por isso que querem logo a Petrosal... Fico com Alexandre Barros, que em recente artigo (http://www.imil.org.br/artigos/quando-o-estado-ganha-a-sociedade-perde/) foi direto ao ponto: Quando o Estado ganha a sociedade perde.