quarta-feira, janeiro 06, 2010

Cristóvam pensa no Buriti

Depois do escândalo que abateu o governo José Roberto Arruda em Brasília, o PSDB e José Serra buscam um palanque no Distrito Federal. Paulo Octávio, vice de Arruda, pode concorrer ao Buriti, mas, envolvido nas denúncias que atingiram o governno Arruda, suas chances são pequenas. O nome que desponta como virtual vencedor nas eleições do DF é Joaquim Roriz.

Isto mexeu com os brios do senador Cristóvam Buarque, atualmente no PDT, e adversário histórico de Roriz. Circula que Cristóvam poderia sair candidato ao governo. O cenário, neste caso, pode ser a saída para o governador José Serra no Distrito Federal.

O senador do PDT está rompido com o PT desde que deixou o partido. No Distrito Federal, o candidato do PT é Agnelo Queiróz, ex-PC do B. Se Cristóvam decidir entrar na disputa, a candidatura de Agnelo seria abalada, pois o senador tem eleitores entre aqueles simpáticos ao PT.

Cristóvam é grato aos tucanos, que apoiaram sua candidatura em 1994, mesmo que no plano nacional PSDB e PT tivessem travado uma batalha eletoral. Resta saber se ele abrirá mão de uma eleição praticamente garantida ao Senado, que lhe daria oito anos de mandato, pela incerteza da disputa ao governo do DF, onde Joaquim Roriz ostenta mais de 40% das intenções de voto.

Existe mais um ponto a ser considerado. O PDT tende a sair de mãos dadas com Dilma, capitaneado pelo ministro Carlos Lupi. Em caso de acordo entre Cristóvam e os tucanos, os trabahistas teriam que abrir mão da dobradinha no Distrito Federal, algo delicado de ser negociado.

Mas que tudo isso seria perfeito para tucanos, ah isso seria.

2 comentários:

Mário Machado disse...

Agnelo, Cristvám, Roriz.. tremei brasilienses, tremei...

Mário Machado disse...

Agnelo, Cristvám, Roriz.. tremei brasilienses, tremei...