terça-feira, janeiro 26, 2010

Venezuela Radicaliza

O regime de Hugo Chávez dá sinais claros de fadiga na Venezuela e corre o risco de balançar. A sucessão dos fatores que colocam seu projeto em risco tem aumentado consideravelmente.

Os sustentáculos do governo chavista tem entrado em colapso com a passagem do tempo. A administração ineficaz da máquina do Estado, ao mesmo tempo que esta avança ferozmente sobre a propriedade privada e as empresas do País, é somente um dos elementos. Outros estão calcados em fatores como a baixa do preço do petróleo, que aliado a incompetência administrativa, tem deixado os venezuelanos literalmente no escuro.

Os apagões e racionamentos são constantes e como se não fosse o suficiente, a incompetência do governo deixou a inflação disparar e e desemprego subir. Como todo o regime de exceção acuado, Chávez resolveu radicalizar ainda mais e avançou sobre o que restava de imprensa livre no país. Com a Venezuela em estado econômico lastimável e população nas ruas, qualquer regime autoritário busca tomar as rédeas da informação, buscando controlá-la a seu modo. Chávez segue o scprit.

Seus aliados começaram a deixar o governo, incluindo-se aí o Vice-Presidente e Ministro da Defesa, a Ministra do Meio-Ambiente e o Presidente do Banco Central.

Se Chávez não tomar cuidado, talvez não seja a oposição que passe a ocupar o Palácio de Miraflores, mas seus antigos aliados.

Nenhum comentário: