quinta-feira, janeiro 07, 2010

O Vácuo de Dilma

Tudo indica que Dilma ultrapassou os 20% de intenção de votos. Isto ainda precisa ser confirmado por pesquisas de outros institutos, mas se realmente for verdade, será a primeira vez que a Ministra mostrará alguma musculatura própria na corrida presidencial, ainda que impulsionada por Lula.

Para alcançar tal patamar sua agenda foi avassaladora nos últimos anos. No primeiro semestre de 2009 teve em média 51 compromissos mensais em eventos na agenda, subindo na segunda parte do ano para 75. Tudo exposição para se fazer conhecida ao lado de Lula.

O período de preocupação começa com a obrigatória desencompatibilização em abril. A Ministra terá que obrigatoriamente deixar o governo. Não poderá andar com Lula inaugurando obras e participando de eventos. Poderá voltar a berlinda somente em julho com o início da campanha eleitoral. Para aqueles candidatos já conhecidos, como Ciro ou Serra, será um período menos difícil do que para Dilma, ainda desconhecida da maioria do eleitorado.

A Macropolítica, onde trabalho com consultor, calculou que foi necessária a presença da ministra em 768 eventos em 2008 e a 621 em 2009 para chegar aos 20%, ainda colados na popularidade de Lula. Ainda existe muito trabalho a ser feito e a distância dos holofotes entre abril e julho abre um vácuo que precisa ser preenchido por seus consultores políticos, sob o risco de sua candidatura não empinar com a envergadura necessária.

Para enfrentar o período magro, o PT acredita que ela termine abril consolidada acima dos 25%, quase com com 30%. Para isso, precisará mostrar força política própria, especialmente na consolidação dos acordos políticos com seus aliados e carisma pessoal. Se ela passar bem por esse período, chega com chances. De outro modo, corre o risco de ser cristianizada.

Um comentário:

joão gustavo p. torres disse...

gostei muito do seu blog,parabéns!
gostaria que você me seguisse no meu novo blog:
http://ratodocongresso.blogspot.com/
parabéns!