quinta-feira, janeiro 21, 2010

Caminho aberto para Renan

A disputa pelo Senado em Alagoas tinha tudo para ser muito acirrada. Além de Heloísa Helena, que desistiu da disputa ao Planalto para garantir oito anos na Casa, outros fortes postulantes buscavam a outra vaga, Ronaldo Lessa e Renan Calheiros.

Renan aparece atrás dos outros dois postulantes nas pesquisas. Lula tratou de salvá-lo. Pediu que Lessa, que possui 44% das intenções de votos, abandone a disputa pelo Senado, abrindo caminho para a recondução de Renan. Lessa, pelo visto topou, mas existem pontos que precisam ser amarrados.

O ex-Governador disse que somente tentará chegar ao cargo novamente se houver uma grande aliança em torno do seu nome. Isto quer dizer PT, PMDB, PC do B, PR e PP. Precisa ainda do apoio explícito de Dilma, para a qual forneceria palanque. Lessa se refere a disputa como um sacrifício que faria por Lula.

Resta, como disse, acertar alguns pontos, como a também possível candidatura de Collor ao governo do Estado. Entretanto, pelo que se desenha, Serra estaria no palanque do atual governador Teotônio Vilela Filho e Dilma fecharia com Lessa.

É esperar para ver os próximos fatos. Apesar de Alagoas ser um estado com pouca densidade eleitoral, possui políticos que influem de forma decisiva na política nacional, daí sua fundamental importância.

Nenhum comentário: