segunda-feira, janeiro 25, 2010

PMDB na Vice

Mais uma vez o PMDB será acessório em uma campanha presidencial. Refém de si mesmo, de uma estrutura regionalista, sem diretrizes nacionais, deve partir mais uma vez fracionado para a disputa presidencial.

O capitão do time do PMDB desta vez é Michel Temer e o destino da aliança é com o PT, na chapa de Dilma, ocupando a vice. Apesar de ser especulada a possibilidade de uma lista de peemedebistas para formar a chapa com a petista, não há quem não coloque todas as fichas no próprio Michel, nem o próprio PT, que tem jogado contra.

A chapa Dilma-Michel tem virtudes para o mercado, especialmente parte do empresariado paulista que aposta na manutenção das políticas atuais do governo, coordenadas também diretamente por Michel Temer.

A chapa também possui fraquezas, das quais falaremos mais a frente, assim como a força política da dupla, que será analisada com mais calma em outros comentários.

O fato é que o PMDB indicará o vice, mas fracionado ou não, isto não quer dizer que estará fora do próximo governo, em caso de triunfo tucano. Não se governa o Brasil sem o PMDB e seus cardeais sabem muito bem disso.

Nenhum comentário: