quarta-feira, maio 05, 2010

PMDB dá as cartas

A campanha de Dilma Rousseff passa por sérios problemas, como já comentamos aqui. A ausência de resposta em números nas pesquisas tem levantado receio em torno de sua base de apoio. Já fala-se em esvaziamento da candidatura e descrença entre os partidos aliados.

Dilma precisa do PMDB. Este é o posicionamento de Lula. Sabemos que o partido não marchará 100% com o PT, já que alguns setores apóiam José Serra. Mas o que farão os outros segmentos, no caso de Dilma continuar patinando em torno dos 30%? Existe a suspeita de que o PMDB poderia abortar o projeto Dilma e engajar-se ao lado de Serra ou mesmo liberar seus quadros para as coligações locais.

Sabedor desta possibilidade, Lula resolveu partir para a ofensiva e adiantar o processo de aproximação formal com PMDB. Convocado o jantar entre Temer e Dilma, esta convidou formalmente o presidente do PMDB para ser o vice em sua chapa.

O movimento mostrou ao PMDB a necessidade de Dilma ter ao seu lado o partido na campanha presidencial. Portanto, Temer entendeu que agora é o momento do PMDB valorizar seu passe. O primeiro passo é a formatação dos palanques estaduais.

Resultado da pressão de Lula: O PMDB adiou o encontro marcado para 15 de maio, quando indicaria claramente seu apoio a Dilma. A decisão foi prorrogada até a data da Convenção do partido, em 12 de junho.

O PMDB agora dá as cartas. Se o PT deseja retomar o controle, precisa fazer com que Dilma pare de errar e mostre reação nas pesquisas. Do contrário, pode inclusive perder aquele que considera seu mais importante e estratégico aliado.

Nenhum comentário: