segunda-feira, maio 31, 2010

Santos atropela na Colômbia

Contrariando de forma contundente as pesquisas eleitorais, Juan Manuel Santos alcançou 46,5% das intenções de voto e por pouco não foi eleito no primeiro turno para a Presidência da Colômbia.

Aquele considerado a sensação do processo eleitoral até o momento, Antanas Mockus, obteve apenas 21,5%, enquanto os institutos de pesquisa apostavam em 34%. Foi a grande decepção.

A vitória de Santos surge de forma tão forte e contundente que especulava-se ontem em Bogatá que Mockus estaria considerando retirar-se da disputa do segundo turno. Enquanto falava-se até de empate técnico entre ambos antes do pleito, contados os votos, Santos abriu uma avenida de mais de 25 pontos de vantagem - algo que os institutos de pesquisa terão que explicar muito bem.

Somando os votos de Santos com aqueles recebidos por outros partidos de centro e direita, os 50% são alcançados com larga folga. Germán Vargas Lleras, do Partido Radical, obteve 10,3%, e Noemí Sanín, do Partido Conservador, 6,1%.

A vitória, até o momento parcial, de Santos, tem uma razão de ser. Ele representa o presidente Álvaro Uribe, um líder que assumiu a responsabilidade de combater a guerrilha e tráfico de drogas que dilacerava a Colômbia. Soma-se a isso, uma estratégia de campanha bem articulada que percorreu todo o país.

Um segundo turno se avizinha, entretanto, acredito que, confrontado com os números, realmente Mockus deve estar pensando duas vezes antes de continuar na disputa. Desta vez, tudo indica que nem as pesquisas a seu favor serão capazes de salvá-lo da derrota.

Nenhum comentário: