terça-feira, maio 18, 2010

Os Vices

Marina saiu na frente. Já definiu seu vice. Politicamente fez a escolha acertada. Precisava romper a imagem de candidata ecológica, segmentada a um único tema. Com a presença de um empresário do porte de Guilherme Leal, sua candidatura toma corpo e pode partir para debates mais amplos, abrindo espaços onde sua candidatura ainda não havia penetrado.

Do lado petista, notícias também na pré-candidatura de Dilma. A tendência é o PMDB indicar o nome de Michel Temer na convenção, uma vez que a Executiva Nacional do partido endossou seu nome. Enfrentará, certamente, resistências, como já indicou Pedro Simon, membro da chamada "ala ética" do partido. Temer, entretanto, é um equilibrista e até agora é o único nome que consegue transitar nos diversos setores do partido. Será o fiel da balança em caso de vitória do PT. Pode ser tanto um facilitador para governo ou o grande gerente do quinhão peemedebista na Esplanada.

O PMDB não partirá unido para a campanha de Dilma. O partido trabalha assim, um pouco lá, um pouco cá. O próximo presidente, seja quem for, precisará de seu apoio para governar.

E Marina mostra que aprendeu com a experiência de Lula em 2002. Nada melhor que um grande empresário para dar uma roupagem mais leve a abrangente a uma candidatura como a sua. Agora, a campanha precisa decolar. Tarefa para os estrategistas políticos de sua chapa verde-empresarial.

Nenhum comentário: