sexta-feira, maio 07, 2010

Cameron acena para Nick Clegg

Com os números finais da eleição praticamente consolidados, os partidos começam a buscar acordos que possam viabilizar a formação de um governo.

Gordon Brown tem a prerrogativa de tentar formar um governo, já que é o Primeiro-Ministro e nenhum partido alcançou a maioria absoluta. Tem esperança ainda de ficar, mas a tendência clara é de saída. Se o Labour, que conquistou 258 deputados, tentar manter o poder em aliança com os Liberal Democrats, que elegeu 57, chegará apenas a 315 cadeiras, ou seja, sem maioria absoluta. Além disso, o partido de Nick Clegg não deseja marchar ao lado de Gordon Brown.

Isto leva as atenções para Cameron. Os Conservadores conquistaram 306 assentos, podendo chegar ainda a 307. Neste caso, pode se tentar formar um governo de minoria, mas David Cameron deseja ir além. Um governo de minoria poderia durar pouco tempo e novas eleições teriam que ser convocadas. Uma base assim retrataria um governo fraco.

Assim, Cameron procurou Nick Clegg, que mesmo com uma votação aquém do esperado, tornou-se o fiel da balança, podendo juntar-se aos Tories e formar um governo de maioria. A soma de ambos resultaria em 364 cadeiras na Câmara dos Comuns, mais do que o suficiente.

Os riscos para Cameron, entretanto, são consideráveis, pois alas importantes dos Tories não enxergariam com bons olhos um acordo com os Liberal Democrats. Cameron, neste caso, estaria colocando sua liderança em risco. Uma jogada política arriscada.

Nenhum comentário: