sexta-feira, junho 11, 2010

Dilema Republicano

Barack Obama não faz um governo popular. Seus números não trazem qualquer expectativa de êxito para os Democratas nas eleições deste ano. Tudo indica que o Presidente norte-americano enfrentará um terceiro ano de governo difícil, sem maioria no Congresso, e caminhará para o quarto ano, de plena campanha eleitoral, dentro desta perspectiva.

Entretanto, do outro lado, as coisas não caminham bem. Os Republicanos tem tudo para recuperar o controle do Congresso nas midterm elections deste ano. Uma conquista importante, que lhes dará de volta o comando da Câmara, hoje nas mãos de Nancy Pelosi. Contudo, é preciso se perguntar neste momento, qual a face do partido Republicano irá emergir como vencedora nessas eleições.

A resposta a esta pergunta indicará os rumos do partido para o confronto de 2012 contra Barack Obama. Surgirá um partido mais conservador ou mais moderado? A tendência natural, após a vitória Democrata em 2008, é que a vertente conservadora surja como uma opção natural, entretanto, seria a mais inteligente?

Os conservadores tem ao seu lado a derrota do moderado McCain em 2008. Dizem que é preciso uma guinada conservadora. O movimento Tea Party dá uma idéia desta tese. Entretanto, para confrontar Obama, talvez uma opção moderada fosse a mais indicada.

O problema é que o partido está dividido, mas seu sustentáculo mobilizador, sua musculatura política, vem do lado conservador, assim como os fundings mais decisivos e fartos. Talvez os Republicanos necesitassem de um nome com trânsito dos lados do partido. Nomes não faltam. Esta indefinição, porém, apesar do momento político propício ao GOP, pode levar os Democratas a confirmarem mais quatro anos para Obama.

Para saber se existe possibilidade de virar o jogo, o resultado das eleições para o Congresso este ano serão fundamentais e irão sinalizar os rumos dos Republicanos para a disputa da Casa Branca em 2012.

Nenhum comentário: