quinta-feira, junho 10, 2010

Direita vence também na Holanda

Depois de oito anos e quatro coalizões de governo, a era de Jan-Peter Balkenende terminou na noite desta quarta-feira. Seu partido sofreu uma derrota histórica nas eleições holandesas, caindo de 41 assentos para apenas 21. Perdeu a maioria, perdeu o comando do governo.

Balkenende já renunciou e disse que nem pretende voltar ao Parlamento. Agora espera-se a formação do novo governo, que deve levar em conta as alianças. O vencedor, mesmo que por uma pequena margem, foi Mark Rutte, do Partido Popular da Liberdade e da Democracia (VVD). Seu partido alcançou 31 cadeiras no Parlamento. Somou 9 assentos a mais do que na legislatura anterior.

Apesar da boa votação dos social-democratas do PvdA, que chegaram logo atrás, com 30 representantes eleitos, a chefia de governo deve ficar pela primeira vez com os liberais-conservadores, que tem uma agenda muito definida de reformas.

Rutte, que deve ser o novo Primeiro-Ministro, levou seu partido a vitória histórica, entretanto o grande nome desta eleição foi Geert Wilders, do PVV. Seu partido galgou 15 assentos, chegando agora a 24 e tornando-se o terceiro maior partido da Holanda, superando inclusive os democratas-cristãos de Balkenende. A votação de uma direita com as características do PVV enviou um recado muito claro aos políticos.

Os liberais-conservadores de Mark Rutte devem liderar uma coalizão, mas ainda especula-se por quais caminhos seu gabinete deve ser formado. O quadro político mostra a tendência clara que Rutte deve seguir. A Holanda, assim como outros países europeus, decidiu levar a direita ao poder. Isso significa rigor fiscal, corte de impostos e revisão de benefícios sociais. Mas talvez algo mais venha por aí. É só esperar a composição do governo e poderemos dizer com mais certeza.

Nenhum comentário: