quinta-feira, junho 24, 2010

Mudanças na Austrália

Kevin Rudd foi eleito para comandar o governo australiano depois de anos e anos de governo do popular primeiro-ministro liberal John Howard. Sua jornada durou três anos. Abatido por forças internas de seu próprio partido, decidiu deixar o governo antes de disputar a liderança contra sua antiga aliada e ministra, Julia Gillard, que a partir de hoje dirige o executivo em Camberra.

As ações de Kevin Rudd frente ao executivo foram controversas. Ele pediu perdão aos aborígines por supostos abusos sofridos no passado, tentou aumentar impostos e retirou as tropas australianas do Iraque, aumentando o contingente no Afeganistão. Seguiu a cartilha do politicamente correto e dos governos de esquerda, entretanto, faltou combinar com os australianos.

O aumento de impostos para os que tem grandes lucros, o que atingiu de forma direta as empresas mineradoras, foi um dos pontos de afetaram sua popularidade, assim como a discussão sobre uma nova legislação sobre comércio de gases causadoras do efeito estufa.

Os Trabalhistas sabiam que com Rudd as eleições estariam perdidas. Na verdade, para tentar manter-se no poder, era preciso uma mudança. Na esteira desta estratégia, ou na arquitetura dela, veio Julia Gillard. Segunda ela, "um bom governo estava perdendo o rumo". Agora é preciso encontrá-lo, pois as eleições serão no final do ano.

Os liberais, que ficaram no poder com John Howard por 11 anos, tentarão voltar. Dependerá agora também das correções de rumo que Gillard, mais moderada do que Rudd, fará até as eleições (e ela é boa nisso). Do outro lado do Parlamento, os liberais, agora liderados por Tony Abbott, deverão achar um boa linha de campanha para uma rival que mostra-se disposta e tem competência de sobra para vencer.

Um comentário:

Sally disse...

Acho que esta faltando um pouco de perspectiva Australiana. O golpe do Partido, nao foi uma decisao do Povo. Na verdade muitos Australianos ainda estao revoltados com o que ocorreu ao final de Junho.
Rudd foi o Primeiro ministro que teve maior aprovacao do Povo Australiano em toda a sua Historia.
O problema de Rudd foi causando pela nao aprovacao do Carbon scheme no Senado (projeto de lei que foi 3 vezes a voto e causou a mudanca do lider da Oposicao). O que Rudd deveria ter feito neste momento era chamar dissolucao do parlamento. Por nao ter optado por isso acabou por engavetar o programa para o proximo ano (apos eleicoes).
Quando ele propos o Super tax nas mineiradoras logo que a maioria do lucro vai para fora da Australia, a associacao das mineradora comecaram com uma campanha publicitaria contra tal imposto. E pela primeira vez Rudd teve sua aprovacao baixa.
Como foi resaltado por aqui, ele tinha chances de ganhar as eleicoes, ja que mesmo com o indice inferior de aprovaçao (como todos os PM tem antes da eleicoes) ele ainda era muito popular.
O problema 'e que os chefoes do partido trabalhista nunca gostaram dele e so permitiram ele ser o lider pois ele tinha o apoio da populaçao. Notoria 'e a fama do partido trabalhista na Australia de ser dirigida e manipulda pelas unions daqui. Ao primeiro balanço na preferencia eles resolveram Assassinar o Rudd para manterem o poder (as noticias daqui em todos os canais e meios de comunicacao falaram em assassinato politico).
Julia Gilliard 'e competente mas esta jogando com a a sorte. Muitos Australiaanos nao estao aceitando ela como PM ja que ela nao foi eleita e acham que o Rudd deveria ter finalizado o mandato ao invez de ser ejetado de seu poder.
Ela conseguiu passar o projeto de imposto sobre a mineracao mas com muitas perdas (o que parece ser apenas uma respida resposta para acalmar os animos). E ja propos uma regas contra os asilados politicos que vai causar problemas para ela mesma. Muitos estao indagando se as atitudes dela 'e para agradar a grande maioria da populacao de forma a garantir a eleicao este ano.
Como o ex lider do partido trabalhista disse : julia tem que tomar cuidado pois ela sera esfaqueada assim como Rudd foi ja que ela 'e tbm odiada por alguns chefes do partido trabalhista.
Pelo clima que ronda a Australia essas eleicoes serao dificeis. quem provavelmente saira ganhando sao os candidatos independentes e o partido verde pois boa parte dos Australianos nao querem votar na Julia ou no Abbott.