quarta-feira, junho 02, 2010

O influente Ichiro Ozawa

Depois de Shinzo Abe, Yasuo Fukuda e Taro Aso, chegou a vez de Yukio Hatoyama. Ele não resistiu as pressões e renunciou ao cargo de Primeiro-Ministro do Japão. A diferença é que, ao contrário dos antecessores, Hatoyama chegou ao poder carregando uma popularidade de 71%, líder da oposição até então, eleito com a promessa de trazer mudanças ao cenário político japonês. Não conseguiu.

A crise que tragou o capital político de Hatoyama, carregou também homem forte do Partido Democrático do Japão, Ichiro Ozawa. Eles formavam a dupla que venceu de maneira arrasadora as eleições de agosto para a Câmara Baixa e que conduziu o partido ao poder. Ozawa, entretanto, sabedor dos desgastes, já mostrava distanciamento do Primeiro-Ministro.

Nos bastidores, contudo, Ozawa continua a se movimentar e especula-se que ele continuará dando as cartas dentro do partido visando as eleições para a Câmara Alta no meio deste ano.

Isso tudo influi na escolha do nome do novo Presidente do partido, que será eleito pela Câmara Baixa como o novo Primeiro-Ministro. Se Ozawa foi um dos responsáveis pela derrocada de Hatoyama, pode ser decisivo na escolha do seu sucessor.

O favorito, por enquanto, é Naoto Kan, atual Vice-Primeiro Ministro e titular da pasta das Finanças. O outro é Shinji Tarutoko. Outros possíveis candidatos, como os ministros Seiji Maehara e Katsuya Okada tendem a apoiar Kan, com objetivo de diminuir o poder e influência de Ichiro Ozawa. Acredito que este, no entanto, mesmo que saia perdedor, deve tentar impor uma vitória pequena ao adversário, que obrigará Kan a negociar a formação do gabinete com seu grupo, tornando-se, assim, um governo fraco. Isto deixa a escolha indefinida, mas uma certeza: o Japão pode caminhar para ter mais um governo frágil e possivelmente breve.

Nenhum comentário: