quarta-feira, fevereiro 12, 2014

Brincando com Fogo

Obama avisou que iria brincar com fogo. Está cumprindo a promessa. Hoje ele assina a sétima ordem executiva desde seu discurso no parlamento. Desta vez o tema é o salário mínimo. Como o Congresso não apreciou sua proposta de aumento, o Presidente atuará unilateralmente aumentando o valor do mínimo pago aos empregados federais e aqueles que estão sob contrato do governo. Um movimento para lá de perigoso.

Poderíamos discutir como o estabelecimento de um valor de salário mínimo na verdade reduz o mínimo que poderia ser pago sem esta regulação, mas a questão não é essa. Obama está comprando mais uma briga com o Congresso e criando animosidades que no futuro podem paralisar sua administração. Ao invés de negociar, fornece combustível para grupos que chamam sua presidência de imperial e isolada do debate e para os republicanos mais conservadores ocuparem a mídia com ataques ao seu governo.

O Presidente hoje possui uma popularidade muito baixa, apesar de ter sido reeleito apenas um ano atrás. O debate político circula sempre sobre quem será seu sucessor. Se os republicanos tomarem o controle do Senado nas eleições que se avizinham, o governo Obama terá um fim melancólico e suas atitudes somente ajudam para isso acontecer. A personalidade do Presidente, quando se distancia do parlamento e age unilateralmente, somente serve para aumentar o fosso entre as duas maiores forças políticas. Ao contrário do que tem feito, ele foi eleito diminuir esta distância e apresentar um novo modo de fazer política. Infelizmente escolheu o antigo caminho da confrontação.

Além disso, sabemos muito pouco sobre o real impacto do aumento nos contratos federais, pois as bases em que se dará ainda são desconhecidas. Esta incerteza sobre os atos do governo e uma forma de fazer leis sem o devido debate nas casas eleitas para isso faz mal para imagem dos Estados Unidos. A forma transparente do debate legislativo fornece garantias democráticas para que os grupos afetados por uma nova proposta de lei possam se mobilizar e defender seus interesses.

Governar em ritmo de embate com o Congresso é perigoso. Sem maioria, Obama tem usado manobras e táticas para burlar o debate legislativo sob a justificativa de que o parlamento está paralisado. Bem, se continuar a assim, estará asfaltando a estrada por onde marchará a maioria republicana em alguns meses e talvez em 2016.

Nenhum comentário: