quarta-feira, junho 20, 2018

Os Movimentos de Marina

Enquanto muitos desprezam o potencial de Marina Silva, me coloco em posição diametralemente oposta. Ela é uma candidata competitiva e continua a brigar por uma vaga no segundo turno. Seus movimentos deixam claro que ela realmente se mexe nos bastidores.

Marina possui capital político de duas eleições presidenciais. Em ambas andou por volta de 20%, ou seja, 20 milhões de votos. Mesmo que perca 5%, ainda possui virtualmente um potencial nada desprezível de 15 milhões de votos.

Ela ainda transita por um eleitorado heterogêneo, que começa nos verdes, passa pelos progressistas e deságua em uma vertente conservadora e evangélica, por mais curioso que isso possa parecer. Ela é apoiada pelo movimento Agora! e participa de conversas com a Roda Democrática. Até FHC já sugeriu uma aproximação com a pré-candidata da REDE.

Os mais céticos dizem que ela tem pouco tempo de TV, mas em tempos de redes sociais e mensagens de whatsapp, qualquer candidato pode facilmente contornar este problema. Mesmo assim ela tem buscado alianças.

A mais notória é a aproximação com Luciano Huck, com quem ela janta na noite de hoje. Luciano é próximo de vários partidos, em especial do PPS, que poderiam se alinhar com ela.

Em uma eleição em que aquele que alcançar 15% ou 16% dos votos tem grande chance de estar no segundo turno, Marina nasce competitiva e estará ombreando com o petismo por uma das valiosas vagas para a disputa final. Talvez acompanhada de Luciano Huck.

Nenhum comentário: