terça-feira, junho 26, 2018

Os Sinais de Minas

Hoje foi divulgada uma pesquisa presidencial realizada em Minas Gerais. Algo de enorme importância no âmbito nacional. Isto porque Minas é um laboratório perfeito que apresenta características muito similares ao Brasil, assim como ocorre com o estado de Ohio nos Estados Unidos. Logo, se desejamos saber que rumo está tomando a sucessão presidencial, temos que prestar muita atenção na sondagem de hoje.

Vemos que os números são generosos com Bolsonaro. Em Minas Gerais ele aparece com uma intenção de votos ainda mais robusta que no plano nacional, chegando a 29%. A certeza de voto no deputado chega a impressionantes 90%. O segundo lugar aparece dividido entre Haddad e Ciro na faixa dos 8%.

Isto significa que possuímos um desenho prévio do que pode ocorrer nas eleições. Bolsonaro ainda possui musculatura para crescer mais alguns pontos em nível nacional e a candidatura do PT tende a se consolidar em torno de Fernando Haddad.

Haddad tem força para crescer em cima do potencial petista e assim que lançado deve se consolidar em torno de 15%. Com a máquina do partido e o impulso do Nordeste, deve conseguir uma vaga no segundo turno. Ciro e Marina terão que suar muito a camisa para se aproximar do petista.

O outro fator da pesquisa é o claro desgaste do centro diante da falta de capacidade de reação de Alckmin, ainda com 6%. Ele não consegue se aproveitar do fato de Anastasia largar na frente com ampla vantagem para o governo do estado.

Minas nos adianta o que deve ocorrer no cenário nacional. Desta vez não será diferente.

Nenhum comentário: