terça-feira, outubro 30, 2018

Núcleo Duro

O pleito presidencial acabou e a nova equipe já começou seu trabalho. O Presidente Michel Temer colocou estrutura disponível para time de transição e indicou o Ministro Eliseu Padilha como líder do grupo do lado do governo atual. Temos tudo para encarar uma transição republicana, seguindo o padrão de cordialidade do atual Presidente. Do lado do novo governo, o futuro Ministro Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni coordenará os trabalhos.

Com estes movimentos, o Presidente-Eleito vai fornecendo sinais sobre o seu núcleo duro do governo. O nome de Onyx, deputado federal como Bolsonaro, encabeça a lista ao lado de Paulo Guedes. O Vice Presidente-Eleito Hamilton Mourão completa o grupo, mostrando que não teremos uma figura decorativa no Palácio do Jaburu, mas um articulador eficiente que também circulará pelas esferas de poder. 

Este núcleo já se reuniu no Rio de Janeiro hoje. Paulo Guedes mostrou que manterá sob sua guarda um ministério da economia fortalecido, absorvendo as pastas do planejamento e da indústria e comércio. O empresariado que visitou Bolsonaro na semana que passou e solicitou a revisão desta fusão não obteve êxito. Como forma de desenvolver políticas harmônicas, tudo ficará sob a responsabilidade de Guedes. 

Outro pleito que não foi revisto reside na área de agricultura. A fusão entre as pastas da Agricultura e Meio Ambiente foi confirmada, mesmo diante da pressão de grupos contrários. 

Mais do que qualquer coisa, o que vimos hoje foi uma harmonização do discurso entre os principais membros da equipe ministerial A estrutura central de um governo reformista, como este que se apresenta, precisa estar sintonia e falar no mesmo tom, com a mesma mensagem. Hoje efetivamente começou o governo Bolsonaro. 

Nenhum comentário: