terça-feira, outubro 02, 2018

Pesquisas Convergindo

A escalada de Bolsonaro não desafia a lógica. Muito pelo contrário. A pesquisa Ibope de ontem começa simplesmente a promover um alinhamento natural já esperado. As sondagens feitas pelo mercado, em especial pelo Ipespe e FSB, já colocavam o capitão do alto dos 30% tem algum tempo. Ibope e Datafolha, entretanto, insistiam em desafiar estes números.

Chegamos na semana da eleição com o Ibope aproximando sua análise da realidade, sob pena de perder credibilidade. O mesmo deve começar a acontecer com o Datafolha nos próximos dias, sendo seguido por outros institutos de pesquisa. Isto consolida o quadro eleitoral uma semana antes da eleição - o que não significa que está definido.

Nesta última semana, com o quadro consolidado, começa a se movimentar o voto útil, um elemento extremamente importante nesta eleição. Nestes dias poderemos ver o começo de um movimento migratório dos votos do centro para Bolsonaro e em menor patamar das esquerdas para Haddad. Entretanto, entre os dois, o único com chances de vencer a eleição no primeiro turno é o primeiro.

As manifestações do final de semana mostraram a tendência de polarização, enquanto a convergência da pesquisa Ibope com as de mercado evidencia também o mesmo movimento na rejeição. Nas semanas anteriores, Bolsonaro era o nome a ser batido no segundo turno, perdendo em todos os cenários. Agora, aparece em empate técnico com Haddad e vencendo em outras simulações. A rejeição de Haddad e Bolsonaro se equivale, como já antecipado pelas pesquisas BTG e XP. Um eventual segundo turno entre os dois é imprevisível.

Isto somente ajuda Bolsonaro, que pode se beneficiar do mesmo fenômeno que catapultou Doria para a vitória em primeiro turno para a Prefeitura de São Paulo. Diante do crescimento do PT, o antipetismo migrou o ninho tucano. Desta vez, pode ajudar Bolsonaro. As pesquisas podem apontar este movimento nos próximos dias. É bom estar atento.

Nenhum comentário: