quarta-feira, outubro 31, 2018

Quarto Poder

A grande imprensa bateu muito em Bolsonaro. No início não era levado a sério, mas quando seus números começaram a ficar robustos, as baterias se voltaram contra ele. Neste caso, a estratégia teve resultado oposto, pois quanto mais a imprensa batia no candidato, mais ele crescia e se consolidava. Ninguém entendeu o fenômeno que se desenhava.

Bolsonaro foi eleito dentro de uma agenda antisistema. Sua estratégia esteve calcada desde o começo neste aspecto e o enfrentamento com a mídia tradicional somente fortaleceu esta frente. O eleitorado estava ciente que buscava um nome que estivesse fora das estruturas de poder e neste caso, aqueles badalados na imprensa nacional e famosos nos corredores da política, não teriam chance.

O mais curioso foi enxergar a insistência no erro. As pautas levadas para discussão com o agora Presidente-Eleito eram sempre as mesmas, ou seja, temas que ele estava preparado para responder com desenvoltura, pois eram as pautas habituais. Ao tentar desconstruí-lo, acabaram por fortalecer seu posicionamento de outsider.

O mesmo ocorreu com Donald Trump. Enquanto a mídia engajada tentava desconstruir sua imagem, sua postura de outsider se fortalecia e seus números nas pesquisas se tornavam mais robustos. Até o final perdurou a tentativa de desconstrução de sua figura. Uma posição que acabou somente por se tornar mais um de seus trunfos. Com Trump no cargo, ainda sem entender o fenômeno, a mídia manteve-se na ofensiva. Foi música para os ouvidos do republicano.

O mesmo se repete no Brasil. Depois de ofensiva furiosa na última semana de campanha, nada parece ter mudado com sua eleição. A grande imprensa do eixo Rio-São Paulo segue na mesma linha adotada pelas publicações americanas com Trump, jogando no ataque. A falta de entendimento das estratégias políticas e de leitura do cenário faz com que a mídia siga jogando uma partida no campo adversário. Uma rejeição, que ao cegar parte do jornalismo, fez com que a imprensa tradicional perdesse o controle da narrativa.

Nenhum comentário: