quarta-feira, julho 01, 2020

Desafios da Política

Como dizia Otto Von Bismarck, político e Chanceler alemão, a política é a arte do possível. A democracia exige debate, articulação e convergência. Sabemos que a política é instrumento essencial da democracia, portanto, fica claro que em sua essência residem os elementos que garantem o equilíbrio do sistema e a existência de nossas liberdades.

Não existe saída fora da política. Se um governante aceita as regras constitucionais e democráticas, precisará fazer uso da política como instrumento de defesa de suas ideias. Neste debate, deve procurar apoios e maioria para governar e aprovar suas medidas no parlamento, também eleito democraticamente e legítimo representante da vontade popular.

Logo não existe nada mais antidemocrático do que a antipolítica, aqueles que negam suas instâncias, processo decisório ou mesmo sua existência. É por meio destes instrumentos que são regidos os acordes de um sistema plural, livre, democrático e representativo. Aqueles que rejeitam a política, rejeitam também a democracia e o Estado de Direito.

O parlamento é altar sagrado da política e a tradução mais sólida da democracia. Sua forma de composição representa a população de forma plena e objetiva. Sua pluralidade e debates são a caixa de ressonância das discussões travadas em nossa sociedade. Atacar sua existência ou mesmo seus representantes é atentar contra a voz de nossos cidadãos e também duvidar de nossas qualidades como nação, uma vez ao serem eleitos representam diretamente o povo que os escolheu.

O grande desafio da política é vencer seus opositores, que se confundem com aqueles que desprezam a democracia e a representação popular como elemento essencial de garantia de nosso sistema de liberdades. Torna-se essencial, desta forma, identificar aqueles que desvalem os instrumentos da política, pois são também estes que causam maior risco a existência do sistema democrático.

O eufemismo da nova política, usada em nossos ciclos eleitorais a cada três décadas, é apenas um instrumento retórico, uma vez que não existe diferença entre velha e nova política, uma vez que ambas fazem parte de um mesmo sistema que atende pelo mesmo nome. Os mecanismos que regem a política são os mesmos e serão impostos pela democracia enquanto esta existir.

Aqueles que rejeitam a política, mas optam pelo sistema democrático, invariavelmente se renderão aos seus modelos e mecanismos, pois a única forma de rejeitá-la de maneira uniforme seria romper com as bases da democracia. O desprezo pela arte da política geralmente é um sinal de autoritarismo, ao passo que o diálogo, acordos e debates sadios são características claras dos democratas.

Autocracias, tiranias e populismos são os maiores inimigos da democracia. Ao valorizar a política, blindamos nossas liberdades e criamos oportunidades. Reconhecer sua necessidade nos afasta de sistemas obscuros e nos aproximamos de um futuro virtuoso.

Nenhum comentário: