segunda-feira, julho 16, 2007

As melhores cidade do mundo. Munique é a Campeã

O jornal Herald Tribune publicou o resultado de um estudo que listou as 20 melhores cidades em qualidade de vida do mundo.

A lista está mais equilibrada este ano. Em outras ocasiões já vi os primeiros lugares ocupados por Zurique, Genebra e Viena, o que realmente não faz justiça com outras belas cidades como Sydney, Madrid ou Munique, por exemplo.

Tudo parece mais equilibrado desta vez. Munique (foto) desponta como a melhor, merecidamente, seguida de Copenhague. Mesmo assim Viena segue em quinto lugar, na frente de cidades como Sydney e Madrid, o que é intrigante, afinal de contas a capital da Áustria realmente não conta com todo o charme que se imagina. Quem mora aqui sabe do que estou falando.

A boa surpresa é o surgimento de Madrid na décima posição, colocando-se entre as primeiras cidades, deixando para trás concorrentes de peso, como Barcelona e Paris.

Mas o que é valorado nestes estudos? Neste caso foram avaliadas a qualidade do transporte, seja nos aeroportos, como número de conexões, além da relação preço e qualidade da rede de metrô, ônibus, taxis e carros. Também foram consideradas as opções de lazer e tolerância com minorias, relação clima e natureza, além da educação.

Nenhum comentário: