terça-feira, julho 10, 2007

Espanha e o "Espírito de Ermua" dez anos depois

Há exatos dez anos, o grupo terrorista ETA sequestrou o jovem prefeito de Ermua, na Província de Vizcaya no País Basco (Euskadi). Sequestrou e depois de dois dias matou.

Miguél Angel Blanco tinha apenas 32 anos e foi sequestrado quando deixava a prefeitura para ir almoçar. O ETA exigiu que todos os presos ligados ao grupo terrorista fossem transferidos para o País Basco. O governo de Madrid, comandado por José María Aznar não cedeu. 48 horas depois do sequestro, Miguél Angel foi encontrado no bosque de Lasarte, gravemente ferido, com dois tiros na cabeça. Não resistiu e faleceu.

Multidões tomaram as ruas das principais cidades espanholas, como vemos na foto em Madrid, dia 15 de julho de 1997.

A morte de Miguel Ángel foi considerada um marco na Espanha. Em todas as manifestações contra o terrorismo que participei durante o período que vivi em Madrid, era possível escutar a multidão gritando: "Miguel Ángel Blanco!! Miguel Ángel Blanco!!".

Este cruel crime perpetrado pelo ETA fez surgir o "Espírito de Ermua", um sentimento de união cívica contra o terrorismo. Um sentimento que permanece vivo, por isso o nome do jovem prefeito ainda é lembrado em cada manifestação.

Hoje é um dia de consternação e lembranças na Espanha, um dia que deve servir para lembrar que todos devemos nos unir contra o terrorismo, independentemente de preferências partidárias ou tendências políticas.

Quem deseja entender mais sobre o assunto, pode acessar: http://www.elmundo.es/especiales/2007/07/espana/
losmartiresdel97/album/mablanco/album_mablanco.html

Nenhum comentário: