sábado, julho 14, 2007

Economia Austríaca em destaque na OCDE

Nesta sexta-feira a OCDE divulgou uma pesquisa sobre a economia austríaca e seus desafios.

Os que vem até aqui não entendem de onde a economia austríaca tira sua força, já que além da zona industrial perto de Viena, é difícil encontrar outras indústrias. Além disso, o comércio na capital (a maior e mais importante cidade do país em larga escala) não mostra ser muito forte, especialmente com pouca participação de capital estrangeiro. Entretanto os números dizem outra coisa e são surpreendentes.

O índice médio de crescimento médio da Áustria tem sido de 2,2%, maior que média da UE e alcançou 3,4% em 2006. A média de pessoas empregadas é uma das maiores da Europa, no patamar de 70%. O desemprego segue em 5,5%, um patamar aceitável, mas que pode baixar um pouco, em especial com reformas na lei trabalhista, ainda muito restritiva.

A inflação segue baixa, na faixa de 1,7%.

Um dos trunfos da economia austríaca é a abertura dos mercados do leste, que fazem fronteira com o país, especialmente depois da incorporação de vários deles a UE. Entretanto, os sócios do leste podem criar problemas. É de lá que vem a concorrência de uma mão de obra mais barata.

Seguirei comentando mais aspectos sobre economia austríaca sob a óptica da OCDE em postagens futuras.

Nenhum comentário: