segunda-feira, julho 16, 2007

Bratislava e o charme da Eslováquia

Este Blog de tempos em tempos traz algumas visões sobre cidades interessantes e lugares hospitaleiros que merecem uma atenção especial. Hoje falarei um pouco de um lugar que me encantou, Bratislava, na Eslováquia.

Chegar em Bratislava é uma experiência no mínimo interessante. Por mais que tenha se modernizado e esteja aberta ao mundo, ainda conserva ares do triste período socialista.

Para quem não sabe ao certo onde fica, a Eslováquia é a parte menos desenvolvida e famosa da antiga Tchecoslováquia, dissolvida amigavelmente após o fim do comunismo na chamada Revolução de Veludo. A fama ficou com Praga, na República Tcheca, mas Bratislava, capital da Eslováquia também guarda seu charme.

A cidade que até 1919 se chamava Prešporok, ou Presburgo em português, é atravessada pelo Danúbio, assim como em outras capitais, como Viena e Budapeste, e possui uma característica de capital e cidade do interior ao mesmo tempo.

O centro da cidade é definitivamente a parte turística a ser visitada, onde existe o Carlton hotel, completamente reformado, e belas ruas fechadas para circulação de veículos, onde pode-se caminhar tranquilamente observando a bonita arquitetura já restaurada, belas esculturas, e praças totalmente cobertas por internet wifi.

Bratislava é uma jóia do Leste Europeu ainda não descoberta pelos turistas e inclusive os próprios eslovacos fazem graça com o fato de a cidade ainda ser desconhecida do grande público.

Mas Bratislava tem seus encantos até para aqueles que buscam outro tipo de diversão. Meu amigo John Blundell, que vive em Londres, me indicou uma visita ao belo campo de golfe da capital. Imperdível, disse ele. Como sempre, não estava errado.

O que pode ser mais tranquilo do que uma capital européia com 450.000 habitantes?

É possível visitar outras partes da cidade, mais afastadas e ainda sentir a impressão de que se vive o período socialista, especialmente em função da arquitetura sem criatividade e uniforme, como os prédios de apartamentos de Brasília.

O charme está em ficar hospedado em uma das casas transformadas em bucólicos e aconchegantes hotéis e dirigidas por famílias eslovacas. Pode-se conhecer mais a cultura local, ouvir histórias do passado e admirar a bela arquitetura das antigas residências.

Bratislava é tudo isso, a única capital européia com fronteira para três países, Áustria, República Tcheca e Hungria. Se o destino de uma viagem é Viena, por exemplo, Bratislava fica apenas a 67km e a viagem dura menos de uma hora. É possível também atravessar de barco, pelo Danúbio, da capital austríaca até a eslovaca.

E se houver tempo, uma visita até as motanhas Tatra são imperdíveis, cortada por lagos e vales belíssimos, onde no inverno é também possível esquiar.

Bratislava é uma pequena jóia. Uma cidade que merece ser descoberta e admirada.

Nenhum comentário: