sexta-feira, julho 27, 2007

Villepin se enrola na França

É notório que houve uma disputa tensa e intensa dentro da UMP francesa durante o governo Chirac. Dominique de Villepin e Nicolas Sarkozy disputavam a indicação do partido para concorrer ao Elyseé.

Nunca escondi minha admiração por Sarkozy, que terminou por vencer internamente e depois atropelou Ségolène Royal na disputa presidencial.

Entretanto começam a surgir acusações de que Dominique de Villepin possa ter tentado prejudicar Sarkozy na disputa interna. Villepin teria incluído o nome do atual Presidente em uma lista falsa de políticos franceses que teriam recebido propina e teriam contas secretas no Clearstream, em Luxemburgo.

Villepin foi indiciado nesta sexta já teve que prestar depoimento. Terá que se explicar. As acusações eram falsas e tudo indica que teriam o simples objetivo de manchar a imagem de Sarkozy.

Sarkozy sempre foi acusado de jogar pesado nos bastidores. Percebe-se que o jogo sujo não era praticado por ele, mas por seu oponente.

Villepin, vale lembrar, era Primeiro-Ministro. Mesmo assim, enfrentará a lei. A França dá o exemplo que deveria ser seguido no Brasil.

Nenhum comentário: