quinta-feira, julho 12, 2007

Ralf Dahrendorf é o vencedor do Premio Príncipe de Asturias de Ciencias Sociales 2007

"Em seus princípios o liberalismo tem uma clara e simples finalidade política: Se deve fazer tudo para aumentar as oportunidades do indivíduo. Enquanto as pessoas tiverem oportunidades, muito mais liberal será a sociedade"

Estas são as palavras de Ralf Dahrendorf, sociólogo britânico de origem alemã, um dos autores da teoria do conflito social. Seu nome foi anunciado hoje como o vencedor do "Premio Príncipe de Asturias de Ciencias Sociales 2007" na cidade de Oviedo na Espanha.

Ralf Dahrendorf sempre teve um especial apreço pelas idéias libertárias, assim foi Presidente do Conselho Diretivo e depois Presidente da Friedrich-Naumann-Stiftung, laboratório destas idéias na Alemanha.

De 1969 a 1970, Dahrendorf foi vice ministro de Relacões Exteriores da RFA, Alemanha capitalista. Posteriormente foi comissário para Comércio Exterior e Relações Exteriores da Comissão Européia em Bruxelas. Foi membro da Diretiva Federal do Partido Liberal Alemão(FDP) de 1970 a 1974. Comissário para Educação, Investigação e
Economía da Comissão Européia de 1973 a 1974.

Foi Diretor da London School of Economics (LSE) de 1974 a 1984 e Reitor do Saint Antony's College em Oxford.

Entre sua vasta obra, vários são os livros magníficos, mas sempre dedico especial atenção para a obra "A Lei e a Ordem", sempre de conteúdo obrigatóriopara meus alunos quando lecionava Ciência Política na Univeridade Católica ainda no Brasil.

Ficam os parabéns para o sempre brilhante professor Ralf Dahrendorf.

Nenhum comentário: