David Cameron recebeu uma visita ilustre em Downing Street, a Baronesa, ex-Primeira-Ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher.
O encontro tem um forte simbolismo, uma vez que Thatcher é a mais importante figura do Partido Conservador. Seu governo, que durou de 1979 até 1990, mudou o Reino Unido e foi responsável, juntamente com Ronald Reagan, pela estratégia que desarticulou o comunismo e colocou abaixo a Cortina de Ferro do Leste Europeu.
Enquanto Primeira-Ministra, Thatcher implementou uma série de medidas econômicas liberalizantes, calcadas nas idéias de Hayek, que foram responsáveis pelo grande ressurgimento do Reino Unido como uma nação rica e poderosa. Depois de Thatcher, até o Trabalhismo inglês mudou. Seus adversários políticos, liderados por Tony Blair, fundaram o New Labour, uma reforma partidária que aceitou as conquistas de Thatcher como fundamentais no país. Somente assim os Trabalhistas voltaram a Downing Street.
A importância de Thatcher é reconhecida por ambos partidos. Ela visitou Tony Blair e Gordon Brown enquanto ocuparam a Chefia de Governo. O mesmo faz agora com um companheiro de partido, David Cameron.
Grandes personalidades da política como Thatcher mostram que acima das diferenças partidárias, existe uma idéia clara de nação. O respeito de seus adversários políticos provam que grandes nações são feitas desse respeito e admiração mútuos. A visita de Thatcher a cada novo inquilino de Downing Street é um exemplo claro dessa idéia.
Um comentário:
What a great country!
Don't you think?
Postar um comentário