sexta-feira, outubro 29, 2010

Abstenção pode Decidir

A despeito da opinião unânime das pesquisas, acredito que a eleição não está decidida. Certamente há uma tendência, mas existem muitos fatores que precisam ser considerados em uma eleição e a abstenção no Brasil é um deles.

Enquanto a opinião corrente é no sentido de mostrar que Serra tem mais a perder com a abstenção, acredito que as coisas podem se mover em sentido contrário. O excesso de confiança nos índices de Dilma pode levar seus próprios eleitores a acreditar que a eleição já está decidida e afastá-los das urnas. Isto é um fenômeno natural em eleições.

Dilma tem contra si um outro fator. A ausência de pleitos proporcionais que, em especial no Nordeste, embalam a eleição majoritária. Faltam também pleitos majoritários de segundo turno para incentivar os eleitores de Dilma a chegar até as urnas. A eleição já foi definida na maioria dos Estados para os governos regionais onde ela precisa embalar e abrir vantagem.

A classe C, onde Dilma tem folga, tende a viajar no feriadão. Pacotes comprados há meses, viagem programada com a família e preços baixos são uma combinação explosiva para a abstenção. Em especial nas pousadas e hotéis do Nordeste, rumo natural do eleitorado de Dilma, espera-se uma ocupação recorde neste final de semana.

Do lado de Serra, a preocupação com seus números pode mobilizar seus eleitores, ao invés do contrário. Um refluxo de votos para o PSDB em suas bases, como em Minas Gerais e São Paulo, podem fornecer um embalo inesperado no dia da votação. O movimento nas estradas paulistas é fraco até o momento. Isto é um indicativo.

São movimentos que podem oscilar e, ao fim e ao cabo, fazer diferença alguma, entretanto, em política é preciso avaliar todos os cenários e possibilidades. Movimentos como os que relatei acima são possíveis e reais e, no passado, já foram responsáveis por mudar o curso de pleitos que pareciam decididos.

Entretanto, nesta eleição, acredito na máxima de que a abstenção pode decidir, tanto para um lado, quanto para outro.

Nenhum comentário: