quinta-feira, outubro 28, 2010

Festa Marcada

A festa já está pronta com data marcada. É domingo, assim que se confirmar a vitória. Políticos já foram convocados para estar em Brasília e participar do grande evento. O PT prepara concentração no Hotel Nahoum e a festa será na Esplanada dos Ministérios.

Fala-se também em evitar o salto alto, mas diante da magnitude da comemoração, isso já foi deixado de lado. As pesquisas fornecem aquele grau de certeza que parece inegável. Dilma vencerá a eleição. Vencerá bem, com larga margem.

Será? Mas também era o mesmo que diziam as pesquisas de primeiro turno. Inclusive nas famosas enquetes de boca-de-urna. Até o tracking dos marqueteiros do PT confirmava. Faltou combinar com o eleitor.

Para o segundo turno o mesmo enredo se desenha. Por certo as pesquisas já trouxeram um dano para José Serra. Existe um grau de desmobilização natural entre aqueles que acham a eleição perdida. Estes deixarão de votar, para viajar especialmente. São estes que podem entregar ou virar uma eleição.

Em razão dessas e outras que Beto Richa evitou na justiça a divulgação de pesquisas na corrida pelo Governo do Paraná. Estava certo. As pesquisas estavam erradas e podiam direcionar o voto. Saiu vitorioso. Evitou que os eleitores do Paraná fossem induzidos ao erro.

Fala-se que no Rio de Janeiro Dilma pode ter uma surpresa. Foi captada uma tendência de enfraquecimento da candidatura no interior. Na mesma linha existem cientistas políticos que indicam vitória de José Serra, tendo como base o estudo das planilhas do Datafolha, assim como fizeram no primeiro turno. Estes foram os mesmos que acertaram a previsão da ocorrência de segundo turno.

Nesta etapa vale lembrar que faltam puxadores de votos nos estados para Dilma. Aliados que sofrem ainda a ressaca da vitória no primeiro turno e não se empenham como poderiam para a segunda rodada. Do lado dos tucanos, entre os vitóriosos no primeiro turno, a mobilização é maior e ainda existem bons tucanos puxadores de votos pelo menos em três estados importantes: Goiás, Pará e Alagoas.

Prudência em política é fundamental. Mas do lado petista, a certeza de vitória é tão grande que a tenda já está armada e os aliados convocados.

Nenhum comentário: