segunda-feira, outubro 25, 2010

Semana de Pesquisas e Empate Técnico

Enquanto a campanha caminha para sua última semana, os institutos de pesquisa preparam suas últimas sondagens. Como foram os principais derrotados no primeiro turno, existe um grande ceticismo entre os analistas políticos quanto a sua confiabilidade.

Certamente é muito difícil fazer uma pesquisa certeira, que chegue a um resultado exato, entretanto, os erros apresentados no primeiro turno foram grotescos, especialmente para aqueles institutos que trabalham para partidos, como no caso do Vox e Ibope.

A primeira sondagem da semana foi divulgada pelo Vox. Mostra Dilma na frente com 49% e Serra com 38%. No primeiro turno, o mesmo instituto errou por uma margem maior que a diferença atual entre os dois. Fica a dúvida.

As sondagens internas dos partidos, chamados de tracking, que acertaram em cheio o resultado do primeiro turno, mostram empate técnico e uma disputa acirrada. Os números variam um e quatro pontos em favor de Serra, alternando com um e três pontos para Dilma, mantendo-se ambos no mesmo patamar entre 48% e 52%.

Muitas pesquisas sairão esta semana. Devem, mais para frente, aproximar um pouco os números dos candidatos, mas internamente existe a certeza de que a eleição está muito disputada e pode ser decidida no detalhe. Se não estivesse, convenhamos, os ânimos não estariam tão acirrados.

Nenhum comentário: