terça-feira, outubro 05, 2010

As Derrotas de Lula

Lula acumulou vitórias nesta eleição, mas também colheu derrotas. A principal foi certamente Dilma. A priori não foi uma derrota, mas considerando a expectativa de vitória no primeiro turno, certamente, aliado ao viés de baixa de sua candidatura nas últimas semanas, deixou no ar um sentimento de fracasso.

No Senado, Lula travou sua guerra particular, como comentei aqui, mas sua coligação sofreu baixas. Netinho de Paula, por exemplo, já era festejado como eleito. Contrariando as pesquisas, o tucano Aloysio Nunes Ferreira cravou o primeiro lugar, seguido de Marta Suplicy.

Minas Gerais foi um golpe duro. Aécio Neves impôs uma forte derrota ao PT, que naufragou coligado a Hélio Costa. Patrus Ananias e Fernando Pimentel não terão cargo eletivo e se Aécio resolver arregaçar as mangas por Serra, Dilma pode perder votos importantes no segundo turno. A força mostrada por Aécio em Minas foi surpreendente.

A decepção também rondou o Distrito Federal, onde Lula esperava a vitória de Agnelo. Ele terá que enfrentar um segundo turno.

Ao fim e ao cabo, o governo assistiu a mais vitórias do que derrotas, aumentou sua bancada, no caso específico do PT, e conseguiu desarticular muitos nomes da oposição. Mas todas as vitórias terão um sabor amargo para Lula se ele não conseguir eleger Dilma como sucessora. Para isso, precisa deixar para trás os graves erros do final da campanha, onde a arrogância andou de mãos dadas com o segundo turno.

Um comentário:

Mário Machado disse...

Em minas foi humilhante, Hélio Costa novamente derrotado após saborear o gostinho da eleição.

Mas, o que deve ter doído mesmo foi o Aloysio Nunes que exibiu sem medo FHC e derrotou toda máquina lulista.

Como dizem no twiiter: #ficaadica