sábado, outubro 16, 2010

Aécio entrou no jogo

Se Aécio parecia distante no primeiro turno, assim como em 2002 e 2006, na segunda etapa da eleição de 2010, resolveu arregaçar as mangas. Sua máquina de votos está trabalhando a todo o vapor para José Serra em Minas Gerais.

Aécio sentiu-se especialmente atingido pelos comentários de Lula, que buscava impor uma derrota ao grupo de Aécio em Minas. As intervenções de Lula pegaram muito mal e acabaram por incendiar uma mobilização pró-Serra.

O Senador eleito reuniu 450 prefeitos, vice-prefeitos e líderes municipais, além governador Antônio Anastasia e do senador eleito Itamar Franco. A mobilização pró-Serra tem tudo para espalhar-se pelo interior sob os auspícios do padrinho da candidatura Serra, Aécio Neves.

A movimentação tucana continua. Os verdes que apóiam Serra farão evento similar no Rio de Janeiro e Alckmin articula um mega evento com prefeitos em São Paulo. O PMDB gaúcho fechou com Serra.

Mas é possível que a motivação de Aécio vá além de mostrar mais uma vez sua musculatura política em Minas Gerais. Em um eventual governo Serra teria mais protagonismo que com Dilma no Planalto. Mira, no momento, na Presidência do Senado e depois vôos mais altos.

Por enquanto, mostra seu protagonismo em Minas. Até prefeitos de siglas aliadas a Lula e Dilma compareceram ao evento de Aécio. Se ele entregar uma vitória importante no seu estado, dará mais uma resposta a Lula, depois da humilhante derrota dos governistas por lá, e chegará a Brasília, se Serra sair vitorioso, como a senha da vitória. É uma aposta e tanto. Pelo andar dos acontecimentos, Minas pode decidir a eleição.

Nenhum comentário: