sexta-feira, novembro 02, 2018

Espírito Cívico

Parece impossível para parte da intelectualidade brasileira aceitar um movimento digno de patriotismo sem que se esconda algum interesse por trás. O espírito cívico anda em baixa e isto faz parte do desmonte moral que se abateu sobre a sociedade brasileira. A relativização dos valores foi estratégia fundamental para desacreditar as instituições e pessoas dispostas a assumir compromissos reais em prol da sociedade.

Esta narrativa ficou clara diante do aceite de Sérgio Moro para ocupar a pasta da Justiça no governo Bolsonaro. As questões levantadas são as mais diversas, como o fato de Moro abrir mão de um concurso público vitalício para servir como Ministro, passando pelo condicionante aceite para ser nomeado para o STF ou até se colocar como o sucessor natural de Jair Bolsonaro em 2022.

Interessante notar que ninguém levantou a possibilidade de Moro ter aceitado o desafio porque acredita que em Brasília terá a sua disposição ferramentas que ajudem a aperfeiçoar o combate sem tréguas contra a corrupção - sua missão de vida até aqui. Poucos lembraram que por trás da decisão de Moro está um genuíno espírito cívico de servir ao seu país de forma mais ampla, desenhando modelos que possam ajudar a debelar o maior mal que já se abateu sobre nosso país: a corrupção crônica.

Acreditar que este é um argumento ingênuo mostra de forma clara a degradação de valores na sociedade brasileira. Valores que precisam ser resgatados, ao invés de continuarmos em um ciclo vicioso de descrença, que somente abala os alicerces de uma sociedade virtuosa, que somente pode existir baseada na confiança, ética e responsabilidade. Este ciclo eleitoral parece ter apontado para uma direção contrária, portanto é um momento único para tentar resgatar os valores de dignidade de uma nação que foi rebaixada pela práticas mais sujas e hoje desconfia de si própria.

Minha opção é por acreditar no espírito público do Juiz Sérgio Moro, certo de que deixa uma carreira imbuído do maior espírito cívico de servir sua nação em outro patamar, com ações que possam ter um alcance muito maior. Minha opção é acreditar que podemos ser muito melhores do que temos sido nas últimas décadas. Acreditar ainda nos valores que fazem uma sociedade ser digna, honesta e responsável.

Nenhum comentário: