sexta-feira, novembro 09, 2018

Tucanos "Aceleram"

Os tucanos podem finalmente sair de cima do muro, lugar tradicionalmente ocupado por seus caciques. Desde a formação do partido, ainda durante a constituinte, a fama de indecisos rondava seus líderes, que demoravam a decidir, para depois decidir que não decidiriam. Enfim, os tucanos atravessaram décadas com este perfil e depois de disputar de forma competitiva todas eleições presidenciais desde 1994, chegaram no pleito deste ano a bordo de uma candidatura fraca que sequer chegou ao segundo turno, amargando algo em torno dos 4%.

Fato é que a derrota de Alckmin está fazendo nascer um novo PSDB. O partido dos "cabeças pretas" parece finalmente tomar forma, em contraposição aos antigos caciques, os cabeças brancas, que vivem seu ocaso político. Uma renovação que muda a face do partido, que nasceu como força de centro-esquerda social democrata e agora parece tomar contornos mais de centro.

Alckmin deixa um legado para ser esquecido em sua passagem pela direção do partido. Sob seu comando, enxergou a bancada encolher de forma jamais vista. Os tucanos hoje possuem 29 deputados, rebaixados depois de muito tempo para a segunda divisão do parlamento, dividindo espaço com PR, PP, PSD, PRB, PSB, DEM - partido que também gravitam em torno de bancadas médias. Tudo indica que a campanha de Geraldo Alckmin foi a grande responsável por não conseguir puxar votos para a eleição proporcional.

O novo PSDB nasce sob o comando de João Doria. Os três governadores eleitos pelo partido anunciaram apoio a Bolsonaro, enquanto os cabeças brancas falam em abandonar o barco caso um alinhamento deste tipo realmente se concretize. O destino dos antigos caciques tucanos pode ser um novo partido de centro esquerda que inclua também descontentes do PT e outros partidos. Uma manobra arriscada.

Tudo indica que o novo PSDB comandando pelo próximo Governador de São Paulo pode trilhar caminhos muito diferentes dos habituais. É possível que os tucanos finalmente abandonem o muro.

Um comentário:

Almir Albuquerque disse...

Era bom que essa renovação política dos tucanos os fizessem voltar às origens social-democratas, de centro-esquerda, que abandonassem essa subordinação aos cânones do mercado financeiro, mas pelo visto não é isso que vai ocorrer.

Com Dória o PSDB ficará certamente ainda mais xiita no que tange a ser um partido ultraliberal, característica que as urnas nacionais vetaram desde 2002.