sábado, outubro 20, 2007

Eleições na Suíça

É bom ficar atento ao resultado das eleições suíças de amanhã. O país, que parece ser muito tranqüilo, especialmente em matéria de política, enfrentou uma de suas mais polêmicas campanhas de sua história.

O partido que deve vencer as eleições, segundo as pesquisas, é o UDC-SVP, nacionalista, liderado pelo atual ministro da Justiça e Polícia, Christoph Blocher. Seu partido tem posições duras no que tange a imigração e despertou repulsa de todos os lados pela polêmica campanha em que um cartaz mostrava duas ovelhas brancas expulsando uma negra de seu território. Blocher e seus colegas são fortemente contrários a entrada da Suíça na União Européia - devemos imaginar a razão..

Se confirmada a vitória dos nacionalistas, Blocher pode se tornar Presidente da Suíça em breve, dentro do sistema rotativo que existe por lá.

É curioso como de tempos em tempos surge um nacionalista com forte apoio popular nesta região da Europa. Na vizinha Áustria ocorreu o mesmo, com a coalizão que trouxe Jörg Haider ao protagonismo da política nacional. Quem pensa que a discriminação e xenofobia foram varridas desta parte do mundo com as feridas deixadas pela Segunda Guerra, está muito enganado. A dissimulação ainda é a melhor estratégia usada por aqueles povos que levam pessoas como Haider e Blocher ao poder.

A conferir o resultado das urnas suíças e seus 4,6 milhões de eleitores.

Nenhum comentário: