quinta-feira, outubro 11, 2007

50 anos de Atlas Shrugged

De Glasgow, Escócia. Atlas Shrugged, um dos livros mais importantes de todos os tempos, chega aos 50 anos. É com muito entusiasmo que esta data é comemorada por todos aqueles que acreditam e valorizam o indivíduo como motor da sociedade e o respeito quanto a liberdade individual como um dos pilares de uma sociedade próspera. A celebração inclui releituras e grupos de estudo e discussão da obra de Ayn Rand, como aquele promovido pelo Ayn Rand Institute, no estado da Carolina do Sul, do qual participei em junho passado.

Ayn Rand, a fabulosa escritora e filósofa, que introduziu os conceitos do objetivismo, morreu em 1982, mas sua teoria está na forma de romance em várias obras, entre elas a fabulosa "The Fountainhead" e "Atlas Shrugged".

Se você, estimado leitor, ainda não teve o prazer de ser apresentado ao universo de Dagny Taggart, Hank Rearden, Howard Roark, Dominique Francon e Gail Wynand, esta é uma ótima oportunidade para iniciar a leitura de qualquer um dos seus livros - todos mexem profundamente com os leitores. Depois é só responder a pergunta: Quem, afinal, é John Galt?

Deixo um trecho de Atlas Shrugged para recordação ou incentivo:

"Você procura escapar da dor. Nós procuramos a conquista da felicidade. Você existe pela razão de escapar da punição. Nós existimos pela razão de conquistar o nosso próprio sustento. Ameaças não nos farão funcionar; o medo não é o nosso incentivo. Não é a morte que nós queremos escapar, mas a vida que nós queremos viver." Atlas Shrugged, 1957.

Nenhum comentário: