quinta-feira, janeiro 24, 2008

Debate Republicano

Há pouco terminou o debate entre os republicanos. O nível foi mais alto do que o debate entre os democratas, sem trocas de acusações ou confrontos diretos. A estratégia adotada pelos candidatos certamente foi a mais correta.

Mitt Romney foi quem mais ganhou com este debate. Sua evidência e seus pontos fracos poderiam ser explorados pelos outros candidatos, mas todos preferiram não se expor e deixar fluir um lado mais cordial. Por isso Romney sai na frente. Contou para ele tambéem o fato de ter atacado diretamente os Clinton várias vezes, tanto Bill, quanto Hillary.

McCain foi cauteloso, já que está em ascenção e, portanto, preferiu não arriscar. Saiu ileso do debate, controlando os âncoras com classe e habilidade.

Giuliani foi bem, mas não seria este debate que faria suas intenções de voto subir. De um modo geral debates servem para abater candidaturas, não para impulsioná-las.

Ron Paul foi um show em separado. Suas posições libertárias mostram muito do que o Partido Republicano já foi em certos aspectos e serve como referencial dentro do partido.

Huckabee saiu como entrou, sem arranhões, mas também sem vitória expressiva.

Ao final, saiu em vantagem aquele que mais teria a perder, Romney, que usou o espaço aberto sem agressões entre seus pares para sair em combate com os Democratas. Certamente ganhou pontos. O debate não altera substancialmente o que se pode prever para a Flórida. McCain pode ser alcançado por Romney, se este otimizar sua estratégia, mas Giuliani e Huckabee devem manter distância dos líderes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Márcio, caríssimo,
Tenho lido sempre seus diários.
Saudações do amigo,
Mac