terça-feira, janeiro 15, 2008

Edwards. Em busca da Vice-Presidência Democrata

Todos estão preocupados com a batalha entre Hillary e Obama. Estão errados. O ponto mais importante do embate Democrata infelizmente está encoberto pela batalha entre os dois grandes.

Alguém já se perguntou porque John Edwards insiste em continuar na disputa sem ter qualquer chance? A resposta se chama: Vice-Presidência. Com as chances de um Democrata chegar a Casa Branca em alta, o lugar mais estratégico para aquele que sabe que não vencerá as prévias e, se vencesse, não levaria a eleição, está na carona de Hillary ou Obama.

Edwards, que possui o peso dos sindicatos ao seu lado, será a única opção na briga entre Obama e Hillary. A tensão entre os dois chegou a um nível que impossibilita a formação da chapa presidencial dos sonhos dos democratas, Obama-Hillary ou Hillary-Obama. A opção natural será Edwards no segundo posto.

Hillary teria força para frear o ímpeto de Edwards. Com Obama seria diferente. Com menos experiência aqui em Washington, o senador teria a tendência de abrir mais espaço para o representante dos privilégios dos sindicatos. Uma Casa Branca sob a sombra de um VP forte como Edwards, neste caso, é preocupante. Obama levaria os votos, Edwards colheria os frutos.

Portanto, de qualquer forma, do lado Democrata, sugiro que uma atenção especial seja dada a Edwards. É bom entender o que pensa, que aspirações possui e o que pretende caso chegue a ocupar a Vice-Presidência.

Nenhum comentário: