domingo, janeiro 27, 2008

Obama reabilitado pelo Sul

Barack Obama respira aliviado. Uma vitória na Carolina do Sul era fundamental. Depois de surpreender em Iowa, ele perdeu por pouco em New Hampshire e Nevada. Hillary Clinton estava ganhando momento, portanto, uma vitória de Obama era essencial para estancar a subida da Senadora. A vitória veio e de forma contundente.

Se a vitória era fundamental para Obama e uma derrota fatal, vale mensurar como veio seu êxito. Certamente a vitória de Obama foi mais expressiva do que se esperava, especialmente pelo eleitorado negro do Sul sempre ter sido fiel a Bill Clinton. Este confronto evidenciou o que se tornou uma verdade: Hillary não é capaz de quebrar a hegemonia sólida do voto negro em Obama. O mesmo deve se repetir nos outros estados do Sul.

Ele obteve 80% do voto negro. No resultadoo final Obama obteve 55%, Hillary 27% e Edwards, que venceu no estado em 2004, chegou em terceiro com 18%.

Obama adotou um discurso conciliador, como tem feito desde o início da campanha, sem acirrar uma disputa que poderia facilmente ser levada para o lado racial.

O mais importante é que Obama chega vivo na Super Tuesday, onde talvez a força de Hillary venha a prevalecer, mas isto não impede o Senador de ainda lutar de forma competitiva pela indicação democrata. A Carolina do Sul veio em boa hora para Obama.

Fiquem com as palavras de Barack Obama e avaliem por si mesmos o potencial do Senador por Illinois: "Nestas eleições não se trata de escolher segundo a região de cada um, a religião ou o gênero. Não se trata de ricos contra pobres, jovens contra velhos, nem brancos contra negros. Trata-se (de uma batalha) do passado contra o futuro. Estive vários dias viajando pelo estado, e eu não vi uma Carolina do Sul branca e outra negra. Vi uma só Carolina do Sul"

Nenhum comentário: