Escrevi aqui que esperava pela desistência de Thompson, especialmente pelo discurso que ouvi em Columbia, Carolina do Sul, no último sábado. mas agora é oficial: Thompson abandonou a corrida republicana pela Casa Branca.
Acreditei que ele poderia ainda tentar alguma reação na Flórida, mas como já lembrei neste espaço seria difícil ele reverter a situação. Ele seria derrotado novamente e não chegaria com fôlego para a Super Tuesday. Preferiu sair agora e isto abre um leque de opções.
A primeira delas é a migração de seus votos. A primeira e mais clara opção no momento é que seus eleitores acompanhem McCain. Thompson já apoiou o senador do Arizona em 2000 e a possibilidade de isto ocorrer não é pequena. Sua presença na última primária tirou votos de Huckabee e evitou que o ex-governador do Arkansas vencesse na Carolina do Sul. Em outras palavras, a presença de Thompson garantiu a vitória de McCain na Carolina do Sul.
Os (agora preciosos) votos de Thompson na Flórida, já começaram a ser cortejados. Romney já disse que ele naturalmente deve receber os votos de Thompson, pois ele teria as mesmas credenciais conservadoras que o senador do Tennessee. Existem dúvidas sobre isso. O certo é que esses votos não devem acabar com Giuliani.
Thompson pode estar mirando ou credenciando-se para ser o nome natural para Vice-Presidência republicana. Dependendo da escolha principal, possui grandes chances, pois pode trazer equilíbrio, conservadorismo e serenidade para a candidatura.
Tudo ainda são especulações, mas pode-se medir o alcance da desistência de Thomspon e suas principais consequências, que neste momento podem ser medidas e avaliadas.
Pessoalmente gosto muito de Thompson e, além de torcer para que seu papel na sucessão ainda não tenha terminado, acredito que o pêndulo político pode voltar a bater em sua porta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário