segunda-feira, janeiro 21, 2008

Democratas, Nevada e a Carolina do Sul

Esta batalha Obama perdeu, por pouco. Depois de receber apoio de sindicatos do Nevada, tudo indicava que Barack Obama ganhava fôlego para alcançar Hillary Clinton, que era favorita. Obama veio crescendo, mas não conseguiu ultrapassar a senadora por Nova York.

Depois de ganhar o momento em Iowa, Obama perdeu em New Hampshire e agora no Nevada. Obama precisa recuperar seu folêgo e nenhum lugar seria melhor para isto ocorrer do que o Sul dos Estados Unidos na semana do Martin Luther King's day. A conjunção é favorável para Obama, mas Hillary tem trabalhado forte no Sul, onde seu marido sempre teve muito apoio.

Se Hillary vencer na Carolina do Sul neste sábado, a candidatura de Obama sofrerá um forte abalo, pois chegará sem embalo para o grande embate do início de fevereiro. Por outro lado, uma vitória de Obama na Carolina do Sul recolocaria a campanha equilibrada e sem possibilidade de previsão clara.

O debate desta semana está centrado nas especulações sobre o direcionamento do expressivo voto negro e do feminino, que podem derecionar as primárias democratas pela Carolina do Sul.

O momento é crucial para Obama. Ele, no meu ponto de vista, ainda é o nome forte dos Democratas para a eleição presidencial. Mas não falta experiência política em Hillary para no momento certo ganhar a indicação. Esta semana é crucial para os democratas. Hoje é noite de debate. Vamos ficar atentos.

Nenhum comentário: