quinta-feira, janeiro 31, 2008

Edwards fora. Obama recebe apoios e vive "momento"

John Edwards anunciou que está fora da disputa pela indicação pelo partido Democrata. Seu desempenho tem sido bem pior do que em 2004, mas alerto mais uma vez para o que já havia dito: Edwards busca um lugar na chapa Democrata como Vice.

Obama recebeu apoios esta semana e está em alta. O senador Edward Kennedy apresentou seu apoio. Além disso, apesar de Hillary ter vencido na Flórida, os números devem ser olhados com cautela, em especial no que tange a evolução dos dois candidatos. Isto pode indicar um fator interessante favorável a Obama no que tange a Super Tuesday.

Na Flórida, há um mês, Hillary vencia entre os indecisos com folga, com mais de 20% de vantagem. A diferença foi diminuindo e no dia da eleição caiu para zero, ou seja, 35% para Obama e 35% para Hillary. Isto mostra um bom trabalho da equipe de Obama e além de tudo indica que o senador por Illinois ganha momento em um período sensível e crucial da campanha, a poucos dias da Super Tuesday.

Os Clinton terão que usar todo seu capital e habilidade política para lidar com a ascenção de Obama, que angaria o apoio de leões do partido, como Kennedy, e ainda vive um "momento" de embalo natural de sua campanha.

Meu prognóstico é de que Hillary leva a indicação, mas Obama pode surpreender.

Nenhum comentário: