segunda-feira, abril 26, 2010

Ciro, o Preterido

Apesar de Dilma ser uma pesssoa melhor, Serra é mais preparado, mais legítimo e mais capaz de ser Presidente. Acredite se quiser, mas estas são palavras de Ciro Gomes em relação a José Serra.

Ciro é um homem ferido e traído. Acreditou (e foi levado a acreditar) que poderia ser o candidato do Planalto. Não entendeu que é considerado um cristão-novo no reino petista. Não teve as bençãos dos cardeais que poderiam selar seu nome.

Ele acreditou que poderia mostrar musculatura eleitoral e viabilizar-se caso Dilma não alçasse vôo. Pensou também que mesmo sem possibilidade de vitória, poderia ao menos credenciar-se como vice. Cogitou que sua candidatura assegura o segundo turno. Nada disso. Não contava com as cartadas petistas e a voracidade e determinação do PMDB para fechar com Lula.

O PSB, seu partido, também o abandonou quando atendeu pedido expresso de Lula: queria Ciro fora da disputa. Os socialistas atenderam a solicitação e aderiram a Dilma.

Ciro, sentindo-se traído por Lula, pelos socialistas e petistas, disparou que o Presidente "sente-se como um todo poderoso". Este pode ser apenas o aperitivo do que vem por aí. Por isso, a base governista quer Ciro fora do País por uns tempos para, quem sabe, estudar ou algo do gênero, já que seu apoio a Dilma será, "apenas discreto", como frisou.

A saída de Ciro, em princípio, beneficia Serra. É bom lembrar que ele é amigo de Aécio e o Ceará é um dos colégios eleitorais mais importantes do Nordeste.

Nenhum comentário: