terça-feira, abril 27, 2010

Os Problemas de Dilma

A campanha de Dilma parece enfrentar problemas. Os principais surgem da própria candidata e sua falta de habilidade com a política.

Os fatos são os mais variados. Dilma tropeçou em Minas, andou pelo Ceará de Ciro e até seu twitter sofre com os erros de português. O cenário se confirma com episódios lamentáveis como aquele em que Dilma é apontada como Normal Bengell em uma foto. Isto sem falar nos desmentidos e desculpas atrapalhadas posteriores e os tropeços em relação aos números do PAC.

O sinal de alerta foi acionado. Dilma foi chamada ao Alvorada para uma conversa com Lula na sexta-feira. Diminuirá sua agenda, como já estava sendo arquitetado. Precisa de mais treinamento. Os tropeços precisam parar. Seu discurso precisa de encaixe. A tática comparativa entre Lula e FHC não tem a penetração esperada.

Agora Dilma terá gravações com respostas prontas para assuntos pré-determinados em seu site. Passará a leitura de declarações previamente escritas por assessores, como na reunião de hoje com os sindicalistas. Ficou artificial, mas pelo menos não tem gafe.

A campanha de Dilma precisa de coordenação. Da forma como se apresenta, fica a suspeita da falta de comando. Os erros atuais, aliados a soberba da certeza de vitória, na vida política, é o caminho certo para o fracasso.

Nenhum comentário: