sexta-feira, abril 09, 2010

Alencar decide não concorrer

Tudo indicava que o vice-presidente José Alencar enfrentaria as urnas novamente este ano. Foi contundente quando perguntado pelo Presidente Lula, dizendo que gostaria de voltar ao Senado. Flertou também com o governo de Minas, mas por fim, decidiu se retirar do cenário político.

Com 78 anos e ainda em tratamento contra o câncer, ele disse que não seria honesto concorrer sem estar plenamente curado. Certamente não seria e se este foi o real motivo, tomou a decisão correta.

Politicamente, Alencar resolveu um problema para Lula, pois passará a assumir a Presidência em suas ausências, evitando o desgaste de transmissão do cargo temporariamente para José Sarney.

Em Minas, a retirada de seu nome tem reflexos na sucessão. Para o Governo, consolida a candidatura de Hélio Costa, e para o Senado deixa aberta uma vaga que seria certamente sua. Como Aécio é dado com candidato imbatível ao Senado, a segunda vaga pode acabar no colo de Itamar Franco.

Como vemos, a decisão de Alencar começa a definir o cenário nas Minas Gerais. Já no Planalto trará a tranquilidade que Lula tanto desejava para engajar-se com mais força na campanha de Dilma.

Nenhum comentário: