terça-feira, abril 13, 2010

Direita vence com folga na Hungria

Depois de oito anos de governo socialista, a Hungria resolveu mudar radicalmente. A vitória da centro-direita húngara neste final de semana foi arrasadora. Se nas eleições de 2006 tinha chegado a apenas 42,06% dos votos, em 2010 os conservadores do FIDESZ chegam a incríveis 52,7%.

O desgastado governo dos socialistas do MSZP ainda levou os nacionalistas do Jobbik (Movimento para uma Hungria Melhor) a ultrapassar a cláusula de barreira dos 5%, consolidando-se com 16,7%.

Nas mãos dos socialistas, os resultados obtidos pela Hungria não tem sido satisfatórios. Recorde de gastos e aumento de impostos fizeram com que o desemprego fosse o maior desde 1994, em 11,4% e uma retração econômica chegasse a 6,3%. Somaram-se os escândalos de corrupção no governo dos socialistas e a falta de habilidade em lidar com a economia, mesmo antes da crise.

A resposta foi contundente. A Direita terá sua grande chance. Com a ampla maioria conquistada no Parlamento, poderá levar adiante um audacioso plano de reformas.

Nenhum comentário: