terça-feira, abril 20, 2010

Obama regula, popularidade despenca

Obama segue obstinado em seu projeto de realizar todas as reformas históricas para o Partido Democrata. Depois da batalha no sistema de saúde, agora ele volta suas baterias para o sistema financeiro.

Ele pretende ampliar a supervisão dos bancos e suas práticas financeiras. Não será tarefa fácil. Se sua popularidade saiu combalida na reforma anterior, angariar apoios para esta será uma tarefa quase impossível.

O povo americano, ao contrário do brasileiro, não gosta da palavra regulação, pois sabe que a conta da intervenção do governo cedo ou tarde é cobrada de seu bolso. Ele pode tentar uma brecha política, com habilidade, se usar a crise financeira como discurso para as reformas - mas não poderá lembrar que foi exatamente a intervenção governamental de Clinton que criou a bolha que explodiu pouco antes de Obama chegar a Casa Branca.

Enquanto isso, a popularidade do Presidente norte-americano segue em queda livre. Apenas 22% confiam no governo e só 19% mostram-se contentes com a situação atual. Este é o nível mais baixo de confiança popular em um governo americano em meio século. Trabalho para Obama, já que o Congresso irá se renovar nas eleições de novembro.

Nenhum comentário: