segunda-feira, abril 19, 2010

Na espera do Ibope

Causou estranheza nos meios políticos os resultados trazidos pela pesquisa do Instituto Sensus na última semana. A sondagem trouxe um empate entre Serra e Dilma, mais precisamente 32,7% x 32,4%.

A expectativa ficou pelos resultados de outra pesquisa, esta do Datafolha, no final da semana. Os números chegaram bem diferentes daqueles mostrados pelo Sensus.

Pelos dados do Datafolha, Serra ampliou a vantagem. No cenário com Ciro, Serra segue oscilando para cima. Há um ano, ele tinha 35%. Chegou a perder três pontos, caindo para 32% no começo de 2010. Entretanto, desde então viu seus números subirem, para 36% e agora 38%.

Dilma estagnou no mesmo patamar. Tinha 28%, caiu para 27% e voltou aos 28%. A diferença entre os dois aumentou e agora chegou a 10 pontos.

No cenário sem Ciro, Serra também ampliou a vantagem. Tinha 40% e agora chegou a 42%. Dilma segue no mesmo patamar, 30%. Como Marina tem 12%, a presença de Ciro continua a assegurar a ocorrência de um segundo turno. De outro modo, Serra poderia vencer no primeiro turno.

As divergências entre os institutos são fortes. Fica especialmente difícil de conceber um desgaste tão forte de Serra exatamente no momento de lançamento de seu nome, como apontou o Sensus. Caberá a pesquisa do Ibope, que será divulgada esta semana, dirimir as dúvidas.

Nenhum comentário: