quinta-feira, abril 15, 2010

PMDB mostra as garras

O PT tem cozinhado o PMDB em banho-maria. Existem pendências em mais de uma dezena de estados e até o momento o partido de Lula parece não se mobilizar para resolvê-los.

Alguns nomes fortes do PMDB já entenderam o recado e estão dispostos a engrossar a pressão para cima de Lula. Os deslizes de Dilma, associados com a falta de disposição dos petistas, fez soar um alerta vermelho no alto comando do PMDB.

Lula dá a eleição como favas contadas e toca o PMDB como um sócio minoritário. Serra, de outra lado, exige cautela, e diz que será uma eleição difícil. A soberba de Lula pode fazer com que sua candidata deslize em meio a tanta alta-confiança.

O nome de Temer como vice de Dilma já tem data para chegar ao grande público, em meados de maio, antes, portanto, da convenção. Se Temer entender, entretanto, que precisa de mais tempo para pressionar o PT, pode adiar o anúncio e deixar Lula sob pressão até a convenção.

O PT precisa negociar a situação nos Estados com o PMDB, a começar por Minas Gerais, onde o petismo mineiro dá sinais que não deseja fechar em torno de Hélio Costa, que já disse que poderá apoiar Serra.

Uma coisa é certa. Em termos de articulação, o PMDB tem muito mais cancha que os colegas petistas, que tem outras qualidades, mas não possuem a sintonia fina com o poder que calibra as posturas do PMDB. Caso o PT não dê a devida atenção ao PMDB, pode colocar a eleição de Dilma em risco. Excesso de soberba, na política, é o caminho certo para a derrota.

Nenhum comentário: